BR-101 amanhece interditada em diversos trechos, pela redução do preço dos combustíveis

No trecho da Bahia, existem bloqueios em Laje, Valença, Santo Antônio de Jesus, Muritiba e Presidente Tancredo Neves.


Valença – reprodução WhatsApp

A Rodovia Mário Covas – BR-101, trecho da Bahia, amanheceu com bloqueios em diversos prontos, segundo informações do repórter Anderson Cardoso, existem manifestações nas proximidades do município de Muritiba, entre Santo Antônio de Jesus e Conceição do Almeida, e próximo a barragem de Pedra do Cavalo.

Por volta de 9h nossa redação recebeu imagens de novos bloqueios nos entroncamentos de Laje e Valença e em Presidente Tancredo Neves.

Os protestos de caminhoneiros é pela redução nos preços dos combustíveis, que aumentaram cerca de 60%, deste a mudança na política de reajuste promovida pela Petrobras.  
Nesta quarta-feira (23), a estatal fez a redução no preço da Gasolina de 2,08%, já o diesel em 1,54%, mas é considerado pouco. Na tentativa de dar feio as manifestações, o governo anunciou no dia anterior a eliminação de um dos impostos dos combustíveis, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE, mas segundo os donos de postos essa redução, não vai representar muito no bolso do consumidor.  “Isso não resolve o problema, a gente quer ser ouvido. Queremos que os tributos no óleo diesel sejam zerados. A Cide representa 1 por cento dos tributos que incidem no combustível”, disse José da Fonseca Lopes, presidente da Abcam entidade organizadora do movimento. 

As manifestações pelo país tiveram início na segunda-feira (21), quando 17 estados e o Distrito Federal promoveram paralisações, na terça, 18 estados e o DF, hoje a Polícia Rodoviária Federal ainda não atualizou os bloqueios.